terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PARCEIROS PROFISSIONAIS - LM MULTICOM


Conheci o Laerte Cafruni Martins ainda nos anos 70 do século passado. Eu estava iniciando minha carreira, e ele já era um profissional de sucesso, ou melhor, um empresário da propaganda gaúcha com uma das carreiras mais bem sucedidas daquela época. Um verdadeiro Maestro.
O reconhecimento veio a partir de 1972 quando, em sociedade com Hesíodo de Andrade, fundou a Martins & Andrade Propaganda, agência que tornou-se umas das mais criativas do Brasil concorrendo, naquela década, com algumas das grandes do mercado, como a famosa MPM Propaganda. Mas como todo multi-talento, além da publicidade o Laerte atuou também nas áreas de marketing, jornalismo (onde tudo começou), cinema e televisão.
E com êxito total. Tanto que Em 1979, foi convidado a fazer parte do júri do Festival de Cannes. Ele foi o único profissional do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo a atuar como jurado de filmes publicitários no evento. Mas o homem sempre foi incansável e inquieto. Talvez por força do sangue libanês, lá pelas tantas ele sempre consegue dar uma guinada e descobrir novos caminhos e novos fazeres. Foi assim que, logo após a volta de Cannes ele acabou por ir para os Estados Unidos estudar cinema, onde fez pós-graduação em Cinema e Televisão, no Texas. E a história dele continua até hoje. Para mim é uma honra e um prazer diário ter um parceiro profissional desta magnitude, uma pessoa que semeia bons frutos por onde passa. Para conhecer mais do Laerte, basta acessar o site da Coletiva.net. Lá tem um perfil completo da fera. Acesse www.coletiva.net/site/perfil_Laerte

PARCEIROS PROFISSIONAIS - PABLO FABIÁN



Falar de uma cara que é um excelente pai, marceneiro, músico, consultor empresarial, poeta, (inspiradíssimo), publicitário, (excelente), profeta, cozinheiro, amante, aventureiro, funcionário público, (professor universitário), relações públicas, naturista, sobrevivente, motociclista, administrador e por aí se vai não é tarefa das mais fáceis. Principalmente porque eu recém cheguei na vida dele e já me sinto um velho amigo, e não por méritos meus, mas sim pela absurda generosidade daquele coração. Coração com jeito de Rexona, sabe? Onde sempre cabe mais um. O Pablo Fabián certamente é um daqueles caras que assinou um pacto com os deuses da comunicação (Mercúrio/Hermes), tal é a facilidade que ele tem de se relacionar com o mundo. E como ele na verdade é múltiplo, o mundo às vezes fica devendo. Esta é a minha preocupação. Ter ritmo pra acompanhar o cara. Espero estar a altura.

domingo, 13 de dezembro de 2009

BREVE HISTÓRICO PROFISSIONAL




Iniciei minha carreira profissional em 1974, como ilustrador.
Com formação técnica, (Escola Técnica Parobé, Edificações) optei pela propaganda por uma questão de afinidade. Por isto abri mão da arquitetura.
Nestes mais de 30 anos de atuação no mercado, consegui atingir marcas bastante expressivas.
Em 1979/1980 fui o mais jovem diretor de arte eleito o Profissional do Ano pelo Prêmio Colunistas, com apenas 23 anos.
Possuo experiência em qualquer área da comunicação com o consumidor, tendo atendido clientes em praticamente todos os segmentos da economia, com ênfase no segmento de prestação de serviços e na indústria de bens de consumo.
Fui Diretor de Arte de algumas das maiores agências de propaganda do Rio Grande do Sul e do pais, como DPZ, Símbolo, Raul Moreau, Martins & Andrade, Agência Um, Publivar, entre outras.
No setor de serviços atendi Banco Meridional, Banrisul, Grupo Pactum, Fininvest (Unibanco), Itaú (Viver Mais) e Caixa Estadual.
No segmento industrial atendi entre outros, Grupo Hering, Artex, Teka, Sulfabril, Malhas Malwee, Zivi Hercules, Têxtil Renner, Grupo Kalil Sehbe, Eberle, Marcopolo, Randon, Calçados Catléia, Penalty, Puma, Cooperativa Vinícola Aurora, Enxuta (Grupo Triches) e Forjas Taurus.
No varejo, Lojas Gang, Carro do Povo, Cambial, Lojas Alfred, Comercial Grazziotin, Tumelero e Cia. Dosul de Abastecimento.
PREMIAÇÕES
Diretor de Arte do Ano – Prêmio Colunistas (1979 / 1980)
Anúncio do Ano – Lojas Gang (1979)
Melhor Anúncio de Agência (Quadrilha Propaganda)
Melhor Conjunto de Anúncios impressos (1979)
Melhor Campanha Institucional – Grupo RBS (1979)
(Esta campanha também foi premiada com Medalha de Prata pelos Colunistas em nível Nacional).
Melhor Campanha de Varejo – Lojas Gang (1979)
Atualmente presto assessoria na área de Design Gráfico e Planejamento Criativo, com ênfase no Desenvolvimento de Imagem Corporativa e Brand Management.
E a partir de 2012, desenvolvo projeto de editoria digital, com ênfase no segmento de magazines digitais.