Uma coisa impressionante. É o que eu posso dizer a respeito da capacidade da Simone De Dordi incorporar uma personagem. Estou devendo a ela ir assisti-la em cena. E confesso que estou doido pra isto, principalmente depois de vê-la, numa ocasião, chegando no prédio onde mora ainda incorporando uma personagem. Eu explico. Ela e duas colegas estavam fazendo uma performance na rua, e vinham trocar de roupas aqui. E as três chegaram ainda interpretando, ainda possuídas, digamos assim. Confesso que tomei um susto ao escutar a voz da Simone, totalmente diferente, assim como ver a expressão corporal que ela emprestava aquela figura. O impacto foi enorme.
Sei não, mas acho que esta menina já nasceu interpretando. Ela e seu grupo estão em cartaz com um trabalho bem interessante. A sinopse é deles, e segue abaixo, assim como a ficha técnica do espetáculo.
AS BUFA - SINOPSE
Bufões que moram em um teatro abandonado e vivem divertindo-se ensaiando números artísticos “como se” a platéia estivesse cheia. Certo dia acordam e a platéia realmente está lotada. As bufa é um espetáculo dedicado às minorias, aos banidos social e psicologicamente, mas que por algum motivo tem aguçado em seu comportamento o deboche e a denúncia aos opressores.
CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO
O espetáculo “As Bufa” mostra as relações entre três bufões, que estão instalados temporariamente num teatro abandonado e que temem as aleatórias e indesejadas “visitas” daqueles que os espancam e tentam expulsá-los de lá.
A dramaturgia do espetáculo foi toda criada pelas atrizes, sob a orientação de Tatiana Cardoso.
O espetáculo “As Bufa” mostra as relações entre três bufões, que estão instalados temporariamente num teatro abandonado e que temem as aleatórias e indesejadas “visitas” daqueles que os espancam e tentam expulsá-los de lá.
A dramaturgia do espetáculo foi toda criada pelas atrizes, sob a orientação de Tatiana Cardoso.
O texto foi feito durante o processo a partir de improvisações e de um roteiro inicial, que também foi criado em conjunto. Esse fato confere ao espetáculo uma importante característica: a da originalidade. E esta opção pela autoria do texto é coerente com a técnica do bufão, que é muito particular, tem suas características específicas e requer uma fábula que as contemple. Dentre as diversas abordagens possíveis no trabalho com a máscara do bufão, optamos por explorar o lado crítico e debochado de nossas figuras bufas, através de paródias que permeiam todo o espetáculo. Além disso, revelamos a humanidade e a fragilidade dos nossos bufões, que terminam pagando caro por viverem afastados do centro comum em torno do qual a sociedade gravita.
FICHA TÉCNICA
Criação do espetáculo: Aline Marques, Luciane Prestes, Simone De Dordi e Tatiana Cardoso.
Orientação Cênica: Tatiana Cardoso.
Trilha Sonora original: Roger Wiest.
Operação de Som: Guilherme Gonçalves.
Figurinos: Aline Marques, Luciane Prestes e Simone De Dordi.
Cenário: Aline Marques, Luciane Prestes e Simone De Dordi.
Cenotécnicos: Juarez Marques e Marlene Marques.
Painel: Evandro Mesquita.Iluminação: Anilton de Souza.
Arte Gráfica: Paulo Martins Fontes
Ilustração: Marlene Marques
Dicas gerais: Marcelo Bulgarelli
TEMPORADA
Dia 2 de Julho às 10h, 15h, e 20h.
Dia 3 de Julho às 10h e 15h.
No teatro Roberto Atayde Cardona em Montenegro
Entrada franca
CONTATO
e-mail:asbufa@gmail.com