segunda-feira, 7 de julho de 2008

NOVOS TALENTOS - Simone De Dordi


Uma coisa impressionante. É o que eu posso dizer a respeito da capacidade da Simone De Dordi incorporar uma personagem. Estou devendo a ela ir assisti-la em cena. E confesso que estou doido pra isto, principalmente depois de vê-la, numa ocasião, chegando no prédio onde mora ainda incorporando uma personagem. Eu explico. Ela e duas colegas estavam fazendo uma performance na rua, e vinham trocar de roupas aqui. E as três chegaram ainda interpretando, ainda possuídas, digamos assim. Confesso que tomei um susto ao escutar a voz da Simone, totalmente diferente, assim como ver a expressão corporal que ela emprestava aquela figura. O impacto foi enorme.
Sei não, mas acho que esta menina já nasceu interpretando. Ela e seu grupo estão em cartaz com um trabalho bem interessante. A sinopse é deles, e segue abaixo, assim como a ficha técnica do espetáculo.

AS BUFA - SINOPSE
Bufões que moram em um teatro abandonado e vivem divertindo-se ensaiando números artísticos “como se” a platéia estivesse cheia. Certo dia acordam e a platéia realmente está lotada. As bufa é um espetáculo dedicado às minorias, aos banidos social e psicologicamente, mas que por algum motivo tem aguçado em seu comportamento o deboche e a denúncia aos opressores.

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO
O espetáculo “As Bufa” mostra as relações entre três bufões, que estão instalados temporariamente num teatro abandonado e que temem as aleatórias e indesejadas “visitas” daqueles que os espancam e tentam expulsá-los de lá.
A dramaturgia do espetáculo foi toda criada pelas atrizes, sob a orientação de Tatiana Cardoso.
O texto foi feito durante o processo a partir de improvisações e de um roteiro inicial, que também foi criado em conjunto. Esse fato confere ao espetáculo uma importante característica: a da originalidade. E esta opção pela autoria do texto é coerente com a técnica do bufão, que é muito particular, tem suas características específicas e requer uma fábula que as contemple. Dentre as diversas abordagens possíveis no trabalho com a máscara do bufão, optamos por explorar o lado crítico e debochado de nossas figuras bufas, através de paródias que permeiam todo o espetáculo. Além disso, revelamos a humanidade e a fragilidade dos nossos bufões, que terminam pagando caro por viverem afastados do centro comum em torno do qual a sociedade gravita.


FICHA TÉCNICA
Criação do espetáculo: Aline Marques, Luciane Prestes, Simone De Dordi e Tatiana Cardoso.

Orientação Cênica: Tatiana Cardoso.

Trilha Sonora original: Roger Wiest.

Operação de Som: Guilherme Gonçalves.

Figurinos: Aline Marques, Luciane Prestes e Simone De Dordi.

Cenário: Aline Marques, Luciane Prestes e Simone De Dordi.

Cenotécnicos: Juarez Marques e Marlene Marques.

Painel: Evandro Mesquita.Iluminação: Anilton de Souza.

Arte Gráfica: Paulo Martins Fontes

Ilustração: Marlene Marques

Dicas gerais: Marcelo Bulgarelli


TEMPORADA
Dia 2 de Julho às 10h, 15h, e 20h.

Dia 3 de Julho às 10h e 15h.

No teatro Roberto Atayde Cardona em Montenegro

Entrada franca


CONTATO

e-mail:asbufa@gmail.com

Telefones: (51)9868-0447 (51)3227-9316

domingo, 6 de julho de 2008

NOVOS TALENTOS - Roberta Darkiewicz


Roberta Darkiewicz. Falar desta menina é uma tarefa que exige reflexão, pois o primeiro impulso é sair falando da atriz. Ou da bela autora de textos. Ou quem sabe de uma pessoa que já sabe colocar no papel belos projetos culturais. Talento multifuncional? Hum, acho esta expressão reducionista, uma vez que a Roberta já ultrapassou alguns limites, aqueles transpostos por poucos e raros talentos. Uma prova? É só dar uma olhada na produção fotográfica que ela vem publicando em seu blog. Pois é.
Mas eu acho que ainda vem mais por aí. O jeito é aguardar.
Ah, o endereço do blog dela é: http://www.darkiewicz.blogspot.com/